Animação Cultural e Etnográfica

Canoagem
Atividades para Jovens

Rota da Broa e da Farinha:
– Visita guiada a Penacova, com visita ao Museu e Moinho Vitorino Nemésio da parte da manhã.
– Almoço regional junto ao rio Mondego.
– Da parte da tarde os participantes terão oportunidade de aprender ou reviver o fabrico tradicional da broa na região centro na povoação do Lorvão, onde existe um forno comunitário com cerca de 600 anos de história, feito pelas Freiras do Mosteiro do Lorvão. Enquanto as broas cozem no forno, visita-se moinhos em funcionamento na Serra de Gavinhos (moinhos de vento).
– No final cada participante leva uma broa para casa e realiza-se um lanche à porta do forno.
– Com oportunidade de conhecer o fabrico artesanal de palitos e o Mosteiro do Lorvão.

Rota da Cabra, Queijo e Chanfana:
Passeio pelo concelho de Arganil onde se visita uma exploração artesanal de leite e queijo de cabra, um projecto familiar agro-alimentar de caprinicultura e agricultura biológica, num local maravilhoso nas margens do rio Alva. Apresentação da queijaria e atelier de fabrico de queijo de cabra e ovelha – os queijos confeccionados farão parte do lanche.

Rota do Azeite:
Um dia inesquecível, num local mágico no vale do rio Ceira, no centro de Portugal. O LAGAR DE AZEITE da Ponte Velha da Cabreira é o único lagar de varas em funcionamento no nosso país. A magia do calor, do cheiro intenso do ouro produzido e o contacto com o MESTRE Lagareiro reporta-nos para outros tempos, obrigando-nos a refletir e a valorizar a simplicidade do mundo rural Português.