Caminhadas Interpretativas

Imagem Ilustrativa de Rapel
Slide, Rapel e Escalada
Insufláveis
Piódão: terra do fim do mundo (Serra do Açor): Piódão (Aldeia Histórica), terra das famosas quadrilhas como a de João Brandão. O Piódão viveu isolado do mundo durante séculos, sendo o único acesso um “caminho” de bois. Venha com a Trans Serrano, conhecer estas e outras históricas e caminhos que só nós os conhecemos!
Nas Encostas da Mata da Margaraça (Serra do Açor): Percurso botânico e de interpretação da ocupação humana deste santuário natural. Inclui visita ao centro de interpretação da reserva, à casa da Eira, museu das atividades económicas tradicionais, ao forno de refugo e ao moinho da Quinta. Com passagem pelo artesão das colheres de pau, à Fraga da Pena, onde, se tiver coragem, pode refrescar-se ou simplesmente apreciar este último reduto de floresta nativa!
Rota das Tradições do Xisto (Góis): Percurso pelas Aldeias do Xisto no Concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, na companhia dos imponentes Penedos de Góis. Estas aldeias transportam-nos, com as suas histórias, para os tempos idos. Visitas: alambique, eira, forno e moinho comunitários, hortas e culturas serranas, exploração de cabras, soutos, cozinhas e caniços tradicionais e muitas outras surpresas do território!
Rota das Aldeias do Xisto (Lousã): Percurso pelas Aldeias do Xisto com visita ao Talasnal, Vaqueirinho, Chiqueiro e Casal Novo, com passagem por locais de rara beleza, como a levada de água, soutos centenários, Ermidas de Nª Sra. da Piedade, Central Hidroeléctrica da Ermida, entre outros. +
Garganta de Loriga – Serra da Estrela: Caminhada de eleição na Serra da Estrela. Em zona montanhosa e inóspita, faremos a descida desta Serra, desde o ponto mais alto, a Torre, até à povoação de Loriga, ao longo do vale glaciar com o mesmo nome e com uma paisagem irregular e rochosa, formada por lagoas, vales e covões glaciares.
Planalto Central – Serra da Estrela: 18 Km entre as Penhas Douradas e a Torre! Este percurso é um dos mais espetaculares da Serra da Estrela pelas maravilhosas paisagens dos Cântaros (Magro, Gordo e Raso) e dos Lagos Glaciares, culminando com a ascensão ao ponto mais alto desta Serra, a Torre (1993m). Paisagem granítica com uma envolvente natural fantástica caracterizada pela vegetação rasteira e fauna típica de altitude.
Vale Glaciar – Serra da Estrela: Percurso pedestre guiado no Vale Glaciar do rio Zêzere em pleno coração da Serra da Estrela. O percurso pode ser feito de forma circular, começando em Manteigas, subindo o vale glaciar ate ao Covão d’Ametade e regressando pelo vale da Candeeira, até Manteigas ou numa versão linear e mais curta fazendo apenas o vale glaciar, junto ao rio Zêzere, variando desde os 18km aos 10km.