Aldeias de Xisto

Atelier da broa e do queijo:
Em plena Serra da Lousã na Aldeia do Xisto de Aigra Nova os participantes terão oportunidade de participar no processo artesanal de fabrico de broa de milho e centeio e queijo de cabra. O centeio e o milho são os cereais principais produzidos desde há séculos. Os queijos são feitos com leite de cabra dos rebanhos da aldeia. Este programa inclui ainda a visita ao Capri da aldeia, visita à eira comunitária e visita guiada ao núcleo sede do Eco-Museu Tradições do Xisto, onde se encontram retratados todas as atividades tradicionais agro-pastoris destas comunidades.

Atelier da castanha pilada e do magusto:
A castanha é considerada um produto endógeno e único. Na Aldeia do Xisto Aigra Nova, existem ainda caniços para pilar a castanha de forma tradicional. O programa inclui a visita aos soutos centenários, visita ao caniço, atelier de castanha pilada no período da manhã. Tarde com magusto e prova de castanhas, animação etnográfica a realizar na Aldeia do Xisto de Aigra Nova.

Atelier do mel – o doce da urze:
Visita a um apiário na Aldeia do Xisto Aigra Nova, onde vai ser possível realizar todo o processo de recolha, transporte, extração e prensagem do mel. De seguida será realizado, um workshop onde os participantes vão aprender a fazer licor de mel. Neste momento haverá prova de licor de mel e filhós com mel. É possível comprar mel diretamente ao produtor.

Atelier do milho rei – descamisada e abraço:
Outrora por estas aldeias serranas era feita a descamisada do milho. Este momento era sempre um dia de festa. Juntava-se a população de várias aldeias vizinhas e, em grupo, era feito todo o processo de recolha, descamisada e debulha até estender o milho na eira para secar. O programa inclui a apanha do milho, o transporte do milho para a eira da aldeia, a descamisada ou desfolhada e a tradição do abraço que só é realizada se entre as espigas amarelas aparecer o milho rei – a espiga vermelha. Para terminar o processo debulha-se o milho, ergue-se e estende-se na eira para secar. Todo este processo é acompanhado com animação etnográfica e desgarrada à moda antiga com um grupo etnográfico com figurantes e tocadores.